Um santuário de animais alertou contra o uso de aves em casamentos e chás revelação após salvar um pombo coberto de tinta rosa ‘prejudicial’. O Santuário de Animais Pudz resgatou Polly, acreditando que ela foi pulverizada com tinta rosa e amarela para algum evento.
Shena Firless disse em entrevista ao MailOnline que a pomba estava lutando para voar quando ela ofereceu para levá-la para seu aviário no condado de Lincolnshire, leste da Inglaterra. “Ela estava bastante vulnerável e não conseguia voar corretamente. Se tivesse sido solta novamente, teria estado em perigo”, disse ela.
Firless, que cuidou de aves por toda sua vida e administra o santuário há 11 anos, disse que ela e o veterinário fizeram várias tentativas para remover a tinta da cauda e do corpo da ave, mas não conseguiram lavá-la. “Isso é totalmente irresponsável. Provavelmente, ela conseguirá voar novamente. Ela está tentando voar. Por outro lado, preocupa-me como ela irá sobreviver quando for solta”, explicou.
Ela disse acreditar que o pássaro era fêmea, mas acrescentou que era “difícil” determinar o sexo de um pombo.
O santuário já havia acolhido pombas soltas em casamentos, o que pode prejudicar as aves física e mentalmente, mas esta foi a primeira vez que salvaram um pombo pintado com tinta. “Alguns corantes são tóxicos para aves. Pode causar problemas se ingerirem”, acrescentou.
Embora pareça um toque bonito para uma ocasião, a soltar pássaros em casamentos e outros eventos pode deixar os animais expostos a diversos riscos após o término das festividades. Solturas de pombas brancas, uma escolha popular em casamentos, podem deixar as aves incapacitadas e impossibilitadas de voltar para casa. Aquelas criadas especificamente para esse fim, muitas vezes, não conseguem sobreviver na natureza.
Firless disse que a prática deveria ser proibida. “Se forem criadas à mão, são domesticadas demais para sobreviver. Pense nos efeitos disso, apenas por meio minuto de prazer. Elas [as aves] realmente merecem ser tratadas com respeito”, afirmou.