Os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura da Polônia anunciaram investigações sobre o bem-estar dos cavalos usados para puxar carruagens turísticas em um parque montanhoso popular após a divulgação de um vídeo mostrando um dos animais desmoronando e depois sendo agredido por um cocheiro.
A filmagem, publicada no sábado (04/05) pela ONG de direitos animais Viva!, mostra um trajeto que passa pelo Parque Nacional Tatra até Morskie Oko, um famoso lago situado entre vistas deslumbrantes entre as montanhas. Muitos visitantes percorrem o caminho em carruagens puxadas por cavalos.
No vídeo, um dos cavalos que puxam uma das carruagens é visto deitado imóvel de lado na estrada. Turistas estão reunidos ao redor dele enquanto o cocheiro tenta fazê-lo levantar. Finalmente, ele bate no focinho do cavalo, assustando-o.
“Outro acidente no caminho para Morskie Oko”, escreveu a Viva! em postagem no X, apelando para que testemunhas do incidente, que ocorreu em 3 de maio, se apresentem. “Apenas uma proibição pode parar essa espiral de sofrimento!”
Em um relatório publicado no ano passado, a ONG descobriu que os cavalos que puxam as carruagens até Morskie Oko estavam sendo obrigados a suportar cargas cerca de uma tonelada mais pesadas do que aguentam. Uma vez que não podem mais trabalhar, o que acontece em média após três anos, 61% dos cavalos são enviados para o matadouro, afirma a Viva!.
O começo do mês de maio costuma ser o período mais difícil para os cavalos, pois um número especialmente grande de visitantes visita as montanhas em torno dos feriados nacionais poloneses nos dias 1º e 3 de maio.
Em meio às reclamações do público sobre o incidente, o Ministério do Clima e do Meio Ambiente anunciou no sábado que iria investigar. Foi observado que o que aconteceu não foi “um caso isolado”.
O Ministério disse que discutiria o problema com as autoridades do Parque Nacional Tatra e informaria o público sobre as descobertas em um futuro próximo.
Enquanto isso, o ministro da agricultura, Czesław Siekierski, também anunciou que instruiu as autoridades veterinárias responsáveis pela supervisão do bem-estar animal a investigar o incidente. No entanto, ele acrescentou que ainda não há informações suficientes para saber “quem é o culpado”.
O uso de carruagens puxadas por cavalos em Morskie Oko tem sido alvo de críticas há muito tempo por parte de grupos de direitos animais. Vários casos de colapso de cavalos foram relatados, com alguns documentados em filme. Em 2020, dois cocheiros foram condenados por abuso animal.
Em 2021, na tentativa de melhorar o bem-estar animal, o Parque Nacional Tatra começou a testar uma carruagem híbrida que usa uma bateria elétrica recarregável para auxiliar os animais durante subidas íngremes.
No entanto, a Viva! levantou preocupações sobre o plano, observando que os cavalos estariam puxando um veículo que é meio tonelada mais pesado. “A única maneira de acabar com o sofrimento dos cavalos é eliminar essa forma de transporte”, disse a organização na época.