Uma família da espécie “cachorro-vinagre” foi flagrada por armadilhas fotográficas dentro da Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaás, em Rondônia.

🎥 🐾 Essa é a primeira vez que os animais, considerados como “vulnerável de extinção”, são vistos em matilha na região, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O registro foi feito em maio, mas as imagens só foram divulgadas em junho. No vídeo, é possível ver a família de cachorro-vinagre, inclusive filhotes, andando pela reserva.

A biodiversidade da reserva é monitorada por armadilhas fotográficas, conhecidas como ‘câmeras traps’ instaladas pelos técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC). Ana Beatriz, bióloga da Sedam, explica o monitoramento.

“Já sabíamos que essa espécie vive na unidade, porém não tínhamos ainda um registro de uma família. Foram flagrados: cinco filhotes, um macho e uma fêmea alfa. Isso mostra a hierarquia social entre eles”, conta.

Conforme o Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), desenvolvida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), a espécie é considerada como “vulnerável de extinção”.

➡️ Criticamente Ameaçado, Em perigo ou Vulnerável: pode-se dizer que a espécie está ameaçada de extinção, conforme a plataforma do Icmbio.