A Polícia Federal apreendeu 100 animais, nesta quarta-feira (10), em uma operação contra o comércio ilegal. As apreensões foram de jacarés, cobras, jabutis, aranhas e pássaros. Em Belém, um investigado jogou alguns animais pela janela ao perceber a chegada da PF, para tentar dificultar a ação policial, mas os animais foram encontrados e apreendidos.
Ao todo, a ação prendeu quatro pessoas e cumpriu seis mandados de busca e apreensão em São Paulo (SP), Belém (PA), São Luís (MA) e Timon (MA).
Segundo a PF, em todos os endereços os investigados foram abordados na posse de animais silvestres, sem autorização, e em situação degradante de acomodação e cuidados. Isso gerou as prisões em flagrante em São Paulo, Belém e Timon, todas pelos crimes de comércio ilegal de animais, receptação qualificada e maus-tratos.
Na capital paulista, uma das prisões foi de um alvo de mandado de busca e apreensão. Durante a operação, novas informações indicaram que havia outra pessoa que vendia animais; ela também foi presa em flagrante, pela posse de jabutis e filhotes de jacarés.
Os animais apreendidos foram entregues aos órgãos ambientais, que lavraram auto de infração ambiental e tomaram providências para o seu restabelecimento ao habitat natural ou destinação aos órgãos competentes para os devidos cuidados.