O Zoológico da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas a três ninhadas de lobo-vermelho, marcando uma dúzia de novos membros das espécies de lobos mais ameaçadas do mundo.
Os lobos nasceram num período de três dias no final de abril e fazem parte do programa de criação de lobos-vermelhos do zoológico, informou a instituição em comunicado.
“Todos os filhotes e suas mães estão saudáveis e passando bem. Esta é a primeira vez no programa de reprodução do zoológico que três ninhadas nasceram em uma primavera”, disse o local.
No próximo mês, o zoológico planeja anunciar uma votação pública para nomear uma das ninhadas.
Com a adição dos novos filhotes, o programa de criação do zoológico agora conta com 36 lobos-vermelhos, tornando-se o segundo maior bando dos Estados Unidos, depois do Point Defiance Zoo and Aquarium em Tacoma, Washington.
“Esses nascimentos são importantes porque muitos de nossos lobos, uma vez maduros, foram transferidos para outras matilhas de reprodução para continuar ajudando a trazer essa espécie de volta da quase extinção. Nossa esperança é que mais e mais lobos em breve possam voltar à vida selvagem”, disse Reid Wilson, secretário do Departamento de Recursos Naturais e Culturais da Carolina do Norte.
Os lobos-vermelhos começaram a diminuir nos Estados Unidos devido a programas intensivos de controle de predadores e declínio de habitat, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, e foram “dizimados no início do século 20”.
O Serviço iniciou os esforços de conservação e recuperação no final dos anos 1960.
Até o momento, o órgão estima que existam cerca de 25 lobos na natureza e 278 em cativeiro.
De acordo com o zoológico, todos os lobos selvagens são encontrados no leste da Carolina do Norte.