O prefeito Ricardo Nunes (MDB), vetou um projeto de lei que determinava a criação de uma Unidade Básica de Saúde Pet (UBS Pet) na área de cada uma das 32 subprefeituras de São Paulo. A matéria havia sido aprovada pela Câmara Municipal em abril deste ano.
A decisão do prefeito foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22). O chefe do Executivo alega que a rede exigiria um “alto investimento” e que os serviços descritos no projeto são contemplados nos quatro hospitais veterinários municipais e em programas permanentes, como o de mutirões de castração para animais domésticos.
O prefeito alega que não há estudo com a demonstração dos custos necessários para a implantação das unidades voltadas a cães e gatos, as quais implicariam em um “aumento de despesa sem a necessária contrapartida orçamentária”, por exigir novas estruturas físicas e disponibilização de profissionais especializados. Também destaca que parte dos serviços previstos para a UBS Pet extrapolariam a função desse tipo de unidade, que é o de atendimentos de baixa complexidade.