Após passarem por treinamentos, 19 cães de Corpos de Bombeiros de seis estados participam nesta semana de provas de obediência, destreza e busca em áreas de mata, floresta e em escombros. Só os aprovados receberão a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate e poderão atuar com a corporação.
Os exames terminam na sexta-feira (10) e são realizados no 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente de Magé, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Além do Rio de Janeiro, delegações de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins também participam do treinamento.
O certificado garante que tanto o militar condutor quanto o animal têm as qualificações necessárias para atuar em grandes ocorrências, em âmbito nacional e internacional, envolvendo pessoas perdidas ou soterradas.
O trabalho de cães farejadores chama a atenção principalmente em desastres naturais. Na tragédia em Petrópolis, em fevereiro de 2022, quando fortes chuvas atingiram o município, 60 cães de todo o país foram fundamentais nas buscas por sobreviventes. Na ocasião, uma série de deslizamentos de terra e enchentes deixaram mais de 240 mortes.